A Pesquisa da KPMG mostra que os consumidores aceleram o uso da Internet na hora das compras. Em 2008, 50% disseram não se sentir muito confortável com o uso do mobile banking. Atualmente, 66% estão dispostos a transformar seus celulares em “carteira”.
O número de entrevistados que preferem usar seus celulares e smartphones para ler notícias, navegar na internet e fazer compras quintuplicou.
– O desejo dos consumidores em adotar novas tecnologias significa que uma estratégia digital deve ser um componente central de qualquer negócio nos setores de varejo, mídia, bancos e prestação de serviços”, aponta Sean Collins, sócio da KPMG nos Estados Unidos.
Preço e qualidade do serviço ainda dominam
Enquanto os consumidores se dizem felizes em adotar novas tecnologias, estão cada vez mais resistentes em pagar por serviços e conteúdos online. 73% dos entrevistados não quererem pagar, contra 57% no ano passado.
A rápida adoção de smartphones também está representando um papel fundamental nas mudanças na experiência do consumidor no varejo. Mais de 38% dos consumidores usaram smartphones em lojas de varejo para acessar cupons.
Segundo o sócio Mark Larson, os varejistas precisam implementar estratégias que permitam interagir com o mesmo cliente em todas as plataformas de vendas.
Segurança é empecilho
Apesar da abertura para novas tecnologias, a pesquisa mostrou novamente que a barreira mais significativa para os novos modelos digitais ainda é a preocupação relacionada à segurança e privacidade dos dados. O número de pessoas que se preocupam cresceu de 75% para 90%.
Fonte: Clicrbs